Portugal fora da Red Bull Air Race? Pode não ser bem assim - TVI

Portugal fora da Red Bull Air Race? Pode não ser bem assim

  • CLC
  • 8 nov 2017, 17:31
Red Bull Air Race - Porto 2017

Este ano passou pelo Porto e Vila Nova de Gaia. Promotores dizem que Portugal está fora, mas Gaia diz que processo ainda decorre

Portugal fica de fora do circuito de 2018 da Red Bull Air Race, uma competição aérea que este ano passou pelo Porto e Vila Nova de Gaia, disseram hoje os promotores do evento. No entanto, o autarca de Gaia já veio explicar que o processo não esta ainda fechado. 

Contactada pela agência Lusa, a organização da competição considerada como o campeonato do mundo da aviação desportiva limitou-se a afirmar que "não será realizada em 2018 uma etapa da Red Bull Air Race em Portugal".

Pondo fim a um interregno de oito anos, a prova regressou ao Porto e Vila Nova de Gaia este ano e o diretor geral da Red Bull Air Race, Erich Wolf, admitiu, em 08 de março, durante a apresentação pública da etapa do circuito mundial de 2017, que podia regressar noutros anos se fosse "convidado".

"Ficaríamos satisfeitos se voltássemos depois de 2017. Porto e Gaia são uma das melhores localizações mundiais do campeonato. É uma localização única. Estamos prontos para voltar se formos convidados", destacou Erich Wolf.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia considerou "prematuro" reagir a esta notícia, apontando: "o processo negocial está em curso e não encerrado".

A Câmara do Porto também já reagiu e revelou  que em 2018 a cidade fica de fora da competição aérea Red Bull Air Race devido a uma “lógica de rotatividade e alternância de grandes eventos” que foi “articulada” com a autarquia gaiense.

Numa resposta enviada à Lusa, o gabinete de comunicação da Câmara do Porto indicou que a decisão “está, de resto, em total articulação com as restantes entidades envolvidas na organização da prova, nomeadamente a câmara de Vila Nova de Gaia”.

Na apresentação em que o presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, revelou que a prova de 2017 iria custar seis milhões de euros, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assegurou que a candidatura estava "aprovada", referindo que o compromisso era que "cada uma das autarquias" pagasse "225 mil euros" pela etapa do campeonato mundial, para além da "parte logística em cada uma das margens" do rio Douro.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou a "verdadeira parceria estratégica" posta em prática para a realização do evento em Portugal.

Já esta quarta-feira, o  presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal esclareceu  que "nunca foi assumido" que a competição da Red Bull Air Race voltaria ao Norte em 2018, mas só que existiria prova este ano.

No segundo dia da prova, que decorreu em 2 e 3 de setembro, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, em declarações à Lusa, afirmou que o Governo veria "com bons olhos a sua continuação".

"É um esforço que o Governo central, as autarquias, os patrocinadores todos têm de fazer para que estes eventos continuem, mesmo requerendo um grande esforço de organização e de apoio financeiro", frisou Manuel Caldeira Cabral.

A disputa pelo título de Campeão do Mundo de 2018 arranca a 2 e 3 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, seguindo-se Cannes (França) a 21 e 22 de abril. Em maio, os pórticos insufláveis com 25 metros de altura vão erguer-se noutra localização europeia, ainda por revelar, na terceira etapa da época, voando depois em Budapeste, na Hungria, a 23 e 24 de junho.

Segue-se a Ásia, no início de agosto, numa localização ainda a anunciar e, a 25 e 26 desse mês, dá-se o regresso a Kazan, na Rússia. A 6 e 7 de outubro será a vez de Indianápolis, nos Estados Unidos, sendo a Ásia, em localização a confirmar, a região do planeta para ser disputada em novembro a final.

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