Sabe o que é «dar corda aos vitorinos»? Livro explica isto e muito mais - TVI

Sabe o que é «dar corda aos vitorinos»? Livro explica isto e muito mais

Red Bull Air Race, Porto

Sabe o que é uma «oferecida»? E «apertar os colarinhos»?

Relacionados
O livro do jornalista Alfredo Mendes sobre a linguagem à moda do Porto, apresentado esta quarta-feira ao fim da tarde na cidade, reúne mais de 1700 termos populares «numa maneira de eternizar o património portuense», escreve a Lusa.

«Este livro é uma maneira de eternizar património. Fica aqui registado e já não foge», afirmou o jornalista que hoje apresenta a obra «Porto, Naçom de Falares» fruto de cerca de 30 anos de trabalho enquanto profissional, durante os quais foi ouvindo a cidade e percebendo que «havia uma linguagem muito própria».

«Pode desaparecer tudo o que já está reunido em livro», alerta o jornalista.

Alfredo Mendes conta ter encontrado esse «glossário diversificado da cidade» que «está a desaparecer através da padronização das expressões» e «até por causa da comunicação social que uniformiza o discurso».

No livro reúne mais de 1700 termos populares da cidade: «alguns jocosos, carinhosos, outros obscenos, carroceiros».

«É um código interessante em que os falantes se entendem e entram em cumplicidade», salienta.

Uma «oferecida» é aquela que se prostitui, «apertar os colarinhos» é agredir alguém, «meia leca» é uma pessoa baixinha, «chiantes» são calçado, «dar corda aos vitorinos» é fugir, «escada de abrir» é esposa, «pataqueira» é a mulher que fala mal e «soltar a franga» é deixar de constrangimentos.

A obra reúne ainda 10 histórias simples em que o autor procura «ser divertido» e onde são utilizadas as expressões populares em causa.

No final o livro tem ainda mais de 50 expressões ligadas a figuras míticas da cidade do Porto, desde o ¿Manel do Laço¿ ao ¿Zé do Boné¿ e à ¿badalhoca¿.

O prefácio é do escritor e investigador Hélder Pacheco que apresenta hoje a obra às 18:30, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, Praça de Carlos Alberto, no Porto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados