Triagem: daltónicos com vida facilitada no Hospital de S. João - TVI

Triagem: daltónicos com vida facilitada no Hospital de S. João

Hospital

Hospital no Porto adopta código universal ColorAdd que reduz cores a formas na triagem de Manchester

O Hospital de S. João, no Porto, vai implementar já em Dezembro o código universal ColorAdd. O código vai permitir aos daltónicos diferenciar as cores utilizadas no sistema de triagem de Manchester, noticia a Lusa.

O ColorAdd, que reduz uma cor a uma forma gráfica, será implementado nas pulseiras que são colocadas nos doentes, mas também nas linhas de diferentes cores que existem no chão do hospital, que vão indicando aos doentes e visitantes o caminho a seguir.

«Na zona de espera do serviço de Urgência haverá informação detalhada sobre o código, depois as pulseiras terão o código inscrito, bem como serão feitas marcações horizontais», adiantou, em declarações à Lusa, o designer Miguel Neiva, mentor do projecto já implementado em alguns produtos como tintas e lápis de cor.

A ideia de implementar no S. João o código ColorAdd surgiu de uma iniciativa do Governo Civil do Porto. Miguel Neiva explicou que foi convidado pela governadora civil, Isabel Santos, a apresentar o código da sua autoria aos hospitais do distrito, tendo o S. João manifestado muito interesse.

«O Hospital de S. João manifestou uma adesão quase espontânea», disse à Lusa a governadora civil do Porto. Para Isabel Santos, o projecto insere-se no objectivo que definiu: «Porto, um distrito inclusivo».

«O acesso a um direito fundamental, como é o direito à saúde, deve ser feito de forma confortável e inclusiva», defendeu a governadora civil. Isabel Santos acrescentou que os daltónicos «crescem com o estigma, sendo muitas vezes alvo de chacota».

No dia 6 de Dezembro, data em que o Governo Civil promove a conferência «ColorAdd - Uma experiência de Inclusão do Porto para o Mundo», será assinado um protocolo que permite a adopção deste projecto pelo Hospital de S. João.
Continue a ler esta notícia