TGV vai retirar clientes a aeroportos galegos - TVI

TGV vai retirar clientes a aeroportos galegos

TGV

«A alta velocidade mudará o mapa de infra-estruturas e das comunicações da Galiza», explicou o conselheiro do governo regional da Galiza

A ligação ferroviária de alta velocidade (TGV) ao Norte de Portugal, revisto para 2015, vai tirar clientes aos aeroportos galegos, o que exige uma «gestão coordenada» e «participação da comunidade autónoma», diz o conselheiro para o Meio-Ambiente, Infra-estruturas e Território da Junta da Galiza.

«Logicamente, haverá uma migração de utilizadores dos aeroportos para a alta velocidade, o que permite aos aeroportos atrair outro tipo de tráfego, como o de mercadorias», afirmou Agustín Hernández Fernández de Rojas.

O responsável pelas Obras Públicas avançou que «a Junta da Galiza defende que os três aeroportos [Vigo, Santiago de Compostela e Corunha] têm que ter uma gestão coordenada» e que «já está a negociar com Madrid para que a gestão dos aeroportos tenha a participação da comunidade autónoma», cita a Agência Lusa.

«A alta velocidade mudará o mapa de infra-estruturas e das comunicações da Galiza e os aeroportos têm que estar preparados para esse momento», reforçou o político do novo governo regional da Galiza, em funções há 100 dias.

Em relação ao plano de especialização para os aeroportos galegos, Agustín Hernández de Rojas explicou que «neste momento, Vitória, no país Basco, é o principal aeroporto de mercadorias do Norte de Espanha. Nós acreditamos que Vigo tem uma potencialidade que deve ser trabalhada com mais energia», beneficiando da proximidade com o porto.

Relativamente à fuga dos galegos para o aeroporto de Sá Carneiro, o governante admite que «com o TGV, o cidadão terá mais por onde escolher», mas está confiante de que «com a coordenação dos três aeroportos, seremos capazes de ter uma oferta atractiva que evitará que os galegos utilizem o aeroporto do Porto».

O conselheiro reforça que «a relação com o Norte de Portugal é uma prioridade da Junta da Galiza».

Candidata nas legislativas pelo Porto afirma prioridade do projecto

Também para a actual secretária de Estado dos Transportes e candidata nas legislativas pelo Porto pelo PS, Ana Paula Vitorino, afirma que a linha de TGV Porto-Vigo é uma prioridade.

«É o modelo de desenvolvimento que queremos para a nossa terra, aumentando a nossa área de influência até Espanha», disse a candidata pelo Porto, em entrevista ao «Jornal de Notícias».

A secretária de Estado defende uma cooperação entre empresas e regiões para uma melhor gestão, a gestão operacional tem que ser das empresas. E poderá haver um reforço da participação das regiões, que têm uma palavra a dizer. Não deve haver uma entrega da gestão ao poder político», disse.

Ana Paula Vitorino apoia ainda a ideia de que o comboio de alta velocidade deverá ter estação no Sá-Carneiro, «quase como o metro do Porto», explicou.

A candidata nas legislativas pelo Porto lembrou ainda, que a linha Porto-Vigo «é um projecto que o Governo acarinhou desde a primeira hora».
Continue a ler esta notícia