Portugal com risco muito elevado de radiação UV - TVI

Portugal com risco muito elevado de radiação UV

  • Agência Lusa
  • MJC
  • 22 jul 2021, 07:11
Praia

As temperaturas máximas vão variar entre os 20º (Viana do Castelo, Porto e Viseu) e os 36º (Beja e Évora). Aconselha-se o uso de protetor solar, chapéu e óculos de sol com filtro UV

Portugal tem esta quinta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) e só a ilha açoriana da Terceira apresenta um risco inferior, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na ilha Terceira, o índice de radiação é elevado.

Esta escala, de cinco níveis, varia entre risco extremo e baixo

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

Para hoje o IPMA prevê nebulosidade matinal no litoral oeste, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira do Norte e Centro. O vento vai soprar fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste, sendo moderado (25 a 35 km/h) de noroeste na faixa costeira a sul do Cabo da Roca e nas terras altas a partir da tarde.

As temperaturas máximas vão variar entre os 20º (Viana do Castelo, Porto e Viseu) e os 36º (Beja e Évora) e as mínimas entre os 13º (Viseu e Viana do Castelo) e os 19º (Faro).

Continue a ler esta notícia