Quarta-feira com chuva, trovoada e neve - TVI

Quarta-feira com chuva, trovoada e neve

Oito distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima dos 1.600 metros

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira céu muito nublado em todas as regiões do continente.

No litoral Norte, o instituto prevê períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte, estendendo-se às restantes regiões durante a manhã e passando gradualmente a regime de aguaceiros durante a tarde, que poderão ser acompanhados de granizo. Haverá condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial durante a tarde.

O IPMA prevê queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 1200 metros.

Devido a esta previsão, oito distritos de Portugal continental mantêm-se hoje sob ‘Aviso Amarelo’, são eles Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Na região sul, o instituto prevê períodos de chuva, em geral fraca, a partir do final da manhã, progredindo de norte para sul e passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes.

O vento estará fraco a moderado (10 a 25 km/h), do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) a partir do final da manhã, em especial no litoral.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante oeste. Haverá neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, a máxima vai variar entre os 17º Celsius, em Faro, e os 7º na Guarda. As mínimas vão oscilar entre os 1º, na Guarda, e os 11º, em Faro. Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 10.º e os 15.º Celsius, no Porto, entre os 10 e os 14.º, e em Faro, entre 08º e 17º.

Uma barra fechada e quatro condicionadas

A barra de Esposende está hoje fechada à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível no site da Marinha.

A barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, enquanto a da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, Vila do Conde está condicionada a embarcações com calado inferior a 12 metros e superior a dois e a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações de menos de 11 metros.

Continue a ler esta notícia