Se vai regressar a casa esta segunda-feira, depois da quadra natalícia passada em família, tenha atenção ao tempo adverso em alguns distritos do país. Quatro deles estão sob Aviso Amarelo devido à previsão de nevoeiro, por vezes forte, avisa o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

São eles os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real. O aviso mantém-se até pelo menos às 15:00 deste dia 26 de dezembro.

Também duas ilhas dos Açores estão sob o mesmo aviso, mas por causa da chuva, "por vezes forte" e trovoada: Corvo e Flores estão sob advertência nos dias 27 e 28 de dezembro.

“Uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado, deverá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas do grupo ocidental”, adianta o aviso do IPMA.

De resto, e regra geral, o tempo seco vai continuar até ao fim do ano em Portugal, com previsões meteorológicas animadoras. 

Para hoje, especificamente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo no continente, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina ou nevoeiro, em especial no interior, até final da manhã e para o final do dia, podendo persistir no nordeste transmontano e Beira Alta.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) no Algarve e nas terras altas.

O Instituto alerta ainda para a formação de geada em alguns locais do interior, em especial do Norte e Centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 7 e 15 graus Celsius, no Porto entre 5 e 15, em Vila Real entre 2 e 8, Bragança entre os zero e 9, em Viseu entre 3 e 13, na Guarda entre zero e 08, em Coimbra entre 5 e 15, em Castelo Branco entre 4 e 14, em Santarém entre 5 e 17, em Évora entre 4 e 16, em Beja entre 5 e 16 e em Faro entre 10 e 15.

Redação / Notícia inicialmente inserida às 08:50 - VC