Já há mais distritos sob aviso por causa do mau tempo - TVI

Já há mais distritos sob aviso por causa do mau tempo

Meteorologia (Reuters)

Na quarta-feira foi a chuva e o vento forte a justificar as previsões do IPMA. Esta sexta-feira especial atenção à agitação marítima em 10 distritos

 Dez distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo, esta quinta-feira. Os avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera são justificados pela agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros. 

A Madeira e os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão, desde as 19:00 de quarta-feira e até às 21:00 desta quinta sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro,

Entretanto, a previsão de chuva e vento fortes vai afetar, em particular, os distritos de Faro, Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Beja e Coimbra. O aviso foi dado às 09:00 e permanece até às 17:00 desta quinta-feira.  

O arquipélago da Madeira está também hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes por vezes acompanhados por trovoadas, desde as 02:00 de hoje e até às 00:00 de sexta-feira.

A Marinha portuguesa deu já a indicação de que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação, precisamente por causa da forte agitação marítima.

Céu muito nublado e chuva

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde nas regiões do interior, períodos de chuva, em especial no litoral, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado no litoral e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para uma subida de temperatura, em especial da máxima.

Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 60 quilómetros/hora, tornando-se fraco a moderado a partir do final da tarde.

Para os Açores, estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros, mais frequentes durante a madrugada e manhã e vento moderado a bonançoso sendo forte no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) com rajadas até 75 quilómetros/hora durante a noite.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Castelo Branco, Viseu e Ponta Delgada prevê- se uma máxima de 18 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo e Beja 21, Évora, Portalegre, Faro e Funchal 20, Bragança e Santa Cruz das Flores 16, na Guarda 13, Vila Real e Angra do Heroísmo 17.
Continue a ler esta notícia