Guarda prisional de Caxias detido por suspeita de corrupção - TVI

Guarda prisional de Caxias detido por suspeita de corrupção

Homem exercia funções no hospital prisional. Na mesma operação foram detidas outras 19 pessoas

Um guarda prisional de Caxias foi detido nesta madrugada por suspeita de corrupção, confirmou a TVI junto de fonte policial.

No âmbito de uma investigação sobre tráfico de estupefacientes e telemóveis, foram, ainda, realizadas buscas na prisão, incluindo no Hospital Prisional de S. João de Deus, onde o detido exercia funções.

O suspeito tinha sido transferido em maio do estabelecimento prisional para o hospital.

A TVI sabe, ainda, que este guarda prisional já tinha sido punido disciplinarmente no passado por entrar em Caxias com uma arma lícita.

A operação foi desenvolvida pela Brigada de Investigação Criminal da GNR, que se fez acompanhar de dois magistrados do Ministério Público.

O suspeito vai agora ser ouvido por um juiz de instrução criminal para conhecer as medidas de coação.

Nesta mesma operação contra o tráfico de droga, que está a ser realizada pela GNR e PSP em Lisboa, Santarém e Setúbal desde as 04:00, foram feitas outras 19 detenções, no cumprimento de mandados.

Segundo fonte da GNR citada pela Lusa, foram realizadas, até ao momento, 50 buscas domiciliárias, sete buscas não domiciliárias e 37 buscas a veículos, que foram apreendidos.

A mesma fonte da GNR indicou que já foram apreendidos oito quilos de haxixe, o equivalente a 16 mil doses, e mil doses de cocaína.

Na operação, que está a decorrer em Caxias, Sintra, Cascais, Oeiras, Seixal, Abrantes e Entroncamento, participam 410 militares da GNR e 117 elementos da PSP, num total de 527 operacionais das duas forças de segurança.

A operação está a ser acompanhada por um juiz e quatro procuradores do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.

 

Continue a ler esta notícia