SEF deteve cidadão suspeito de integrar rede da operação "Livro Mágico" - TVI

SEF deteve cidadão suspeito de integrar rede da operação "Livro Mágico"

Passaporte (REUTERS)

Detido foi presente a um juiz de instrução criminal tendo ficado em prisão preventiva

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve um cidadão extraditado do Reino Unido que é suspeito de estar ligado a uma alegada associação criminosa que falsificava documentos para atribuir a nacionalidade portuguesa a estrangeiros, informou o SEF.

A detenção do suspeito, que já foi presente a um juiz de instrução em Portugal tendo ficado em prisão preventiva, está relacionada com a operação “Livro Mágico”, que investiga uma organização criminosa que se dedicava à aquisição fraudulenta de nacionalidade portuguesa para cidadãos alegadamente nascidos em Goa, Damão e Diu, refere um comunicado do SEF.

O cidadão foi detido em Leicester, a 02 de dezembro de 2015, durante buscas domiciliárias realizadas na sequência de uma carta rogatória em que participaram inspetores do SEF.

A investigação do SEF decorre sob a orientação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e permitiu desmantelar uma organização criminosa que, mediante o recebimento de elevadas quantias monetárias, que podiam chegar aos 30 mil euros, falsificava documentos para conseguir obter a atribuição da nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros, quer por via da atribuição originária (nalguns casos postumamente), quer pela transcrição de casamentos.

No âmbito da operação estão em prisão preventiva quatro dos arguidos e sete cumprem medidas de coação não privativas de liberdade, concluiu o comunicado do SEF.

Continue a ler esta notícia