Estudo: portugueses não confiam em políticos - TVI

Estudo: portugueses não confiam em políticos

  • Portugal Diário
  • 26 fev 2007, 15:11

Pilotos de avião e bombeiros são profissões com mais votos de confiança

Relacionados
Os políticos e os vendedores de automóveis são os profissionais em quem os portugueses menos confiam, segundo um estudo divulgado esta segunda-feira pelas Selecções do Reader¿s Digest, escreve a agência Lusa.

A análise, que assenta num questionário feito a 1.228 leitores das Selecções em Portugal, mostra que 97 por cento dos portugueses «não depositam nenhuma confiança na classe política».

Além disso, revela que 93 por cento dos inquiridos «não tem muita ou mesmo nenhuma confiança» nos vendedores de automóveis.

No lado oposto da tabela, os pilotos de avião e os bombeiros surgem como as profissões em que os portugueses depositam mais confiança, para perto de 93 por cento dos inquiridos.

Profissões ligadas à área da saúde, como a de farmacêutico, enfermeiro e médico reúnem a confiança de 90, 87 e 86 por cento dos portugueses, respectivamente.

Os professores surgem mais atrás, com uma percentagem de 74 por cento.

Os jornalistas não aparecem bem classificados, o mesmo acontecendo com os advogados e padres.

Os profissionais dos meios de comunicação reúnem a confiança de apenas 31 por cento dos inquiridos, enquanto essa percentagem sobe para os 43 por cento no caso dos padres e desce para 21 por cento no caso dos advogados.

Questionados sobre o que mais caracteriza a sua personalidade, os portugueses vêem-se como pessoas honestas, 91 por cento, dedicadas à família e práticas, 71 por cento, participativas, 65 por cento e activas, 58 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados