Utentes contra novo horário de centros de saúde - TVI

Utentes contra novo horário de centros de saúde

Saúde

Concentraram-se em frente à sede da Administração Regional de Saúde, em Lisboa.

Cerca de 40 pessoas protestaram esta quinta-feira contra o novo horário de funcionamento dos centros de saúde em frente à sede da Administração Regional de Saúde (ARS), em Lisboa.

Em causa está o encerramento duas horas mais cedo dos centros de saúde do Lumiar, Sete Rios e Alvalade, o encerramento aos sábados, domingos e feriados à tarde do centro de saúde de Sete Rios e o encerramento aos sábados de manhã do centro de saúde de Alvalade.

«Tivemos conhecimento, através da imprensa, dessas medidas que vão ser tomadas e nos preocupam muito», disse à Lusa Graça Guedes, da Comissão de Utentes da Saúde da Cidade de Lisboa.

A responsável enumerou ainda outros problemas que afectam os centros de saúde e que exigem resposta do Governo como a falta de médicos de família, de enfermeiros e de auxiliares de enfermagem.

«Há uma série de situações que podiam ser resolvidas nos centros de saúde, não são e as pessoas acabam por ir entupir os hospitais», lamentou Graça Guedes.

Dois elementos da Comissão de Utentes foram recebidos por responsáveis da ARS, com os quais estiveram reunidos mais de uma hora, mas saíram de lá sem uma resposta.

«Vão estudar o caso. Foi o que disseram. E ainda argumentaram que estamos numa época de crise e que não pode haver gastos», disse Graça Guedes.
Continue a ler esta notícia