Utentes protestam no centro de saúde do Lumiar - TVI

Utentes protestam no centro de saúde do Lumiar

Saúde

Manifestam-se contra redução do horário de funcionamento do serviço de urgências

Relacionados
Cerca de quatro dezenas de pessoas estão concentradas desde as 19:00 horas junto ao centro de saúde do Lumiar, em Lisboa, para protestar contra a redução do horário de funcionamento do serviço de urgências, escreve a Lusa.

A acção de protesto foi convocada pela Comissão de Utentes de Saúde da Ameixoeira, Charneca e Lumiar que, em declarações à Agência Lusa, explicou que as urgências do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa 1 - Lisboa Norte (Lumiar, Sete Rios, Benfica e Alvalade) iam ter o seu horário reduzido.

Um dos representantes da comissão, Bruno Rolo, disse temer que esta redução do horário faça com que «muita gente deixe de conseguir ter acesso ao centro de saúde» em virtude das suas responsabilidades laborais e familiares.

«Das duas uma, ou estão a reduzir o horário para nos desviar para os hospitais públicos, ou então é para os privados. Nesse caso, vai haver muita gente sem capacidade para o fazer», apontou.

No caso de Centro de Saúde do Lumiar, onde decorre uma concentração com cerca de 40 utentes, as urgências que anteriormente funcionavam até às 20:00 horas passam a fechar aos dias de semana às 18:00 horas e aos fins-de-semana às 14:00 horas.

Em declarações à Lusa, a directora do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa 1 - Lisboa Norte, Manuela Peluteiro, confirmou que o serviço de urgências irá encerrar mais cedo em todos os estabelecimentos, mas assegurou que a medida não irá afectar a qualidade do atendimento prestado aos utentes.

«Esta redução está em vigor na unidade de saúde da Charneca (extensão do centro de saúde do Lumiar) há uma semana e para já as coisas estão a correr bem. A única coisa que se exige aos utentes é que venham mais cedo», afirmou.

A responsável explicou ainda que esta medida se deve a um despacho governamental que exige uma redução das horas extraordinárias e a concentração da resposta em períodos mais curtos, mas que em contrapartida foram reforçados os meios de atendimento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE