Menezes diz que números de desemprego não são reais - TVI

Menezes diz que números de desemprego não são reais

Luís Filipe Menezes (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Líder do PSD iniciou «Roteiro Mudar Portugal» no interior do país

Relacionados
David Filipe tem 24 anos e atravessa diariamente a fronteira para trabalhar na construção civil, em Espanha. É, segundo o presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, um dos muitos portugueses que engrossa o número do desemprego «mascarado», informa a agência Lusa.

«Se o Governo contabilizasse o número de portugueses que procuram trabalho em Espanha na construção civil, o desemprego não seria de oito por cento (...) Atingiria os dois dígitos», afirmou Menezes, no final do primeiro dia do «Roteiro Mudar Portugal», em que andou pelo distrito de Bragança.

O líder do PSD falou com trabalhadores portugueses, na fronteira de Saucelle (que faz fronteira com a província espanhola de Salamanca) na barragem sobre o rio Douro Internacional, que David e outros colegas de Freixo de Espada à Cinta, no sul do Distrito de Bragança atravessam diariamente.

«É uma preocupação constatarmos que o desemprego em Portugal não é os oito por cento de que fala o primeiro-ministro», afirmou Menezes, acrescentando: «Manifestamente atinge os dois dígitos se contabilizarmos os trabalhadores que todos os dias passam a fronteira».

Para o líder social democrata «esta realidade mascarada do país» só pode ser ultrapassada apostando no interior, que representa dois terços do território nacional. Menezes lembrou ainda que do outro lado da fronteira há um mercado de 40 milhões (pessoas) e que «é um acto de inteligência apostar no interior e no lado de lá».
Continue a ler esta notícia

Relacionados