A PSP de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, deteve a 30 de janeiro "quatro homens, com idades compreendidas entre 26 e os 35 anos de idade, por serem suspeitos da prática em coautoria de crimes de tráfico de armas e de produtos estupefacientes".

No âmbito de inquérito criminal por tráfico de armas que já corria trâmites desde 2017, a Divisão Policial de Vila Franca de Xira desencadeou operação policial que levou ao cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de buscas domiciliárias", salienta o comunicado da PSP. 

A operação policial decorreu em Vila Franca de Xira e também na zona do Cartaxo, tendo ainda sido "identificados e constituídos arguidos quatro outros suspeitos da mesma faixa etária".

Armas e droga

De acordo com a PSP, as diligências permitiram apreender "duas granadas de tipo militar, três caçadeiras de calibre 12, duas pistolas, uma delas de calibre 6.35 mm, quatro pressões de ar, duas miras telescópicas" e dezenas de munições de vários calibres, além de algumas armas brancas.

Na posse dos detidos havia ainda 154 doses de cocaína, 312 doses de haxixe, 601 gramas de liamba e 15 doses de ecstasy.

A PSP apreendeu também "balanças de precisão e diverso material destinado à preparação/embalagem do estupefaciente", duas viaturas ligeiras de passageiros e 280 euros em dinheiro.

Os suspeitos detidos foram presentes a 1º Interrogatório Judicial no Tribunal de Vila Franca de Xira (DIAP) tendo-lhes sido aplicada a medidas de coação de prisão preventiva a 3 dos detidos e Termo de Identidade e Residência a outro", conclui o comunicado.