«Cada vez menos queixas contra a polícia», assegura director nacional - TVI

«Cada vez menos queixas contra a polícia», assegura director nacional

Oliveira Pereira, director nacional da PSP (Foto Lusa/Miguel A. Lopes)

Oliveira Pereira reconhece as dificuldades da actividade profissional

O director nacional da PSP, Oliveira Pereira, disse que tem diminuído o número de queixas sobre a actuação policial e reconheceu que os agentes têm «cada vez mais» dificuldades em gerir a sua actividade no contexto actual.

«Cada vez há menos queixas, o que significa que a actuação policial é proporcional e adequada», disse Oliveira Pereira aos jornalistas, no âmbito do seminário sobre «Direitos Humanos e Actuação Policial», informa a agência Lusa.

O director nacional, que não precisou em termos percentuais a diminuição do número de queixas de cidadãos sobre a actuação policial, sublinhou que «há uma diferença abissal sobre a realidade policial de há 20 anos e o que é hoje em dia».

Oliveira Pereira reconheceu, também, que é «cada vez mais difícil» gerir a actividade policial no contexto actual, tendo em conta o aumento da criminalidade, mas adiantou que «é possível» aos agentes cumprir a missão e salvaguardar os direitos humanos através de um «esforço contínuo e de formação».

«Reconheço que é muito difícil, a fronteira é muito ténue, é preciso uma grande formação, calma, ponderação e é isso que se exige dos policial», afirmou.

Novas dificuldades

O director nacional da PSP reconheceu, ainda, que o actual contexto de violência e criminalidade coloca cada vez mais dificuldades a uma actuação policial sem excessos, mas frisou que o número de queixas dos cidadãos tem diminuído.

«Reconheço que é muito difícil, a fronteira é muito ténue», declarou Oliveira Pereira, acrescentando: «É preciso uma grande formação, uma grande calma e ponderação e é isso que se exige dos polícias. Reconheço que cada vez é mais difícil, mas é possível, através de um esforço contínuo de formação, de sensibilização».

No entanto, apesar de reconhecer o aumento das dificuldades na actuação policial, o director nacional da PSP sublinhou que o número de queixas de cidadãos relativas a abusos e utilização excessiva da força por parte da Polícia tem vindo a diminuir.

«Cada vez são menos. Passámos por um período há muitos anos atrás em que as pessoas se queixavam e cada vez há menos queixas, o que significa que a actuação policial é proporcional e adequada», disse, não tendo, no entanto, apresentado dados que confirmem essa descida.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE