Dois polícias baleados na Amadora - TVI

Dois polícias baleados na Amadora

Agentes transportados para o hospital de S. José. Cinco suspeitos referenciados

ACTUALIZADA ÀS 22h40

Dois polícias foram baleados, este domingo, pelas 15h05, na Rotunda das Palmeiras, junto ao Bairro de Santa Filomena, na Amadora, avançou fonte da PSP ao tvi24.pt, numa altura em que esta força policial já cercava o bairro.

O cerco policial ao bairro terminou por volta das 21h00, tendo a PSP referenciado cinco suspeitos, ainda que apenas dois tenham disparado.

Ministro visitou polícias baleados

«Esperamos que todos os indícios levem à detenção dos indivíduos o mais depressa possível. Estamos a falar de cinco pessoas identificadas como perigosas e com antecedentes criminais», disse o porta-voz da direcção nacional da PSP aos jornalistas.

A mesma fonte revelou que os dois agentes foram «atingidos na face», mas «estão fora de perigo», ainda que em estado grave, tendo sido transportados para o Hospital de S. José, em Lisboa. Um deles corre o risco de perder a vista.

Os polícias tinham sido chamados para uma ocorrência, mas mal chegaram foram «recebidos a tiro», «aparentemente de caçadeira».

Relato de uma testemunha

«O incidente ocorreu após a PSP receber a comunicação de que um grupo de indivíduos andava a preparar-se para efectuar assaltos junto ao Bairro de Santa Filomena. Neste sentido, elementos policiais deslocaram-se para as entradas deste bairro com o objectivo de interceptar os suspeitos e evitar o cometimento de crimes, o que veio efectivamente a acontecer», pode ler-se no comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP enviado às redacções.

Os agentes viram «dois indivíduos encapuzados», sendo que um deles «efectuou um disparo de caçadeira, dirigido ao condutor da viatura policial, partindo vidros e atingindo a face do mesmo».

Sindicato fala de «sensação de impunidade» dos criminosos

«Quando o outro tripulante do carro patrulha se preparava para sair, foi igualmente atingido na face com um disparo», acrescenta o comunicado.

Os dois atiradores fugiram a pé para o interior do Bairro de Santa Filomena, acrescenta o Comando Metropolitano de Lisboa.

270 polícias agredidos em 2009

Testemunhas no local garantiram que «houve troca de tiros», uma informação que foi negada pelo porta-voz da Direcção Nacional da PSP ao tvi24.pt.

De acordo com informações recolhidas pelo TVI24 no local, depois da primeira troca de tiros foram chamados reforços, que também foram recebidos a tiro. Segundo alguns moradores, terá havido entre seis a nove tiros e estão pelo menos dois indivíduos a monte.
Continue a ler esta notícia