Uma rixa entre várias pessoas provocou estragos em montras e esplanadas, no centro histórico de Lisboa, ao final da tarde do último sábado, dia 22 de fevereiro. 

O momento foi gravado por vários moradores e as imagens mostram o nível de violência e de insegurança que se sentiu durante o incidente que ocorreu por volta das 18:00.

A PSP foi chamada inicialmente para uma situação em que cinco homens estariam a ameaçar pessoas na rua com armas brancas. Depois, dez homens foram vistos a ameaçar funcionários dos restaurantes da zona da Bica com pedras e facas.

Quando as autoridades chegaram ao local não encontraram armas brancas, mas verificou-se que terão sido atiradas garrafas de vidro contra as montras dos estabelecimentos. Um dos suspeitos foi filmado a atirar essas mesmas garrafas.

Num outro vídeo, é possível ver uma detenção feita pela PSP. O suspeito foi levado para a esquadra, mas não ficou detido, visto os lesados não desejarem procedimento criminal.

Há cerca de um ano terá sido feito um pedido de gratificado para haver policiamento todos os dias da semana. Nessa altura, a PSP avaliou a situação e não verificou a necessidade de haver gratificado, tendo reforçado o policiamento naquela zona.

A PSP vai continuar a investigar, com recurso às câmaras de videovigilância existentes na zona. Se os comerciantes quiserem apresentar queixa, têm agora seis meses para o fazer.

Catarina Caseirito / HCL