Público: «Resgate Fiscal perdoa contribuintes» - TVI

Público: «Resgate Fiscal perdoa contribuintes»

Logo novo Público

Ao fim de seis meses, a Operação Resgate Fiscal ficou-se por uma cobrança de 8 por cento face aos 2800 milhões de euros retidos abusivamente pelas empresas, relativamente ao IVA e ao IRS deduzido aos seus trabalhadores. O fisco partiu com grandes objectivos, mas acabou por despenalizar 95 por cento dos contribuintes que estavam em falta. O universo dos visados englobava, inicialmente, mais de 55 mil empresas, mas só há processos abertos a pouco mais de 3 mil.

Outros destaques:

- «Tiros expõem degradação dentro de Lisboa». Houve tiros, pancada, carros partidos à pedrada. Vários moradores de etnia cigana e africana do Bairro Portugal Novo, nas Olaias, em Lisboa, envolveram-se ontem em confrontos e a polícia teve que fazer «disparos de intimidação» para acalmar os ânimos. «Tudo isto em pleno centro de Lisboa», gritava revoltado Marco Pereira

- «José Sócrates cavaquizou o PS?». Três investigadores que estudaram o cavaquismo estabelecem diferenças claras entre a forma como Cavaco e Sócrates se relacionam com os seus partidos enquanto primeiros-ministros. Fala-se na «cavaquização» do PS, mas no secretariado do PS, em 20 membros, oito são do Governo, ou seja, 40%. Nos anos de Cavaco eram 55%.
Continue a ler esta notícia