Tudo sobre o ranking das escolas - TVI

Tudo sobre o ranking das escolas

Análise pode ser feita pelas notas dos exames, mas também pelo sucesso da recuperação de alunos. Já era possível fazê-lo para o básico e agora a avaliação está também disponível para o secundário. Encontre a escola que mais lhe interessa

O ranking de escolas relativo ao ano letivo 2015/2016 acaba de ser divulgado e resulta de uma parceria TVI/Público/Católica Porto Business School. Como o atual Governo acabou com os exames nacionais nos 4º e 6º anos, este ranking debruça-se, apenas sobre o 9º e 12º anos. Mas vai mais longe do que as notas: para além dessa tabela geral, há outra, que diz respeito ao sucesso na recuperação dos alunos

Os dados quantitativos e qualitativos interessam aos pais ou encarregados de educação para saberem quais são os melhores estabelecimentos de ensino da sua região. 

O critério que utilizámos para análise foi comparar as escolas que realizaram mais de 50 exames, embora haja, de facto, escolas que realizam algumas centenas de exames e outras que vão pouco além desse patamar.

Se olharmos só para as médias das notas dos exames nacionais, quer no 3º ciclo do ensino básico, quer no secundário as privadas tomam a dianteira e o norte do país, sobretudo o distrito do Porto, destaca-se.

Mas se se tiver em conta a evolução dos alunos, sem retenções, as escolas públicas já apresentam melhores resultados. É o que nos diz o ranking do indicador de sucesso, uma ferramenta que já existia para o ensino básico e que, este ano, pela primeira vez, também é usado no secundário.

Isto quer dizer que, muito embora possam estar lá mais para baixo na tabela geral com notas mais fracas, há estabelecimentos de ensino que conseguiram que os alunos progredissem, muitos deles a viver em contextos familiares e sociais mais complicados, e sem retenções.

Reduzir as taxas de retenção dos alunos é, de resto, um dos objetivos do Ministério da Educação, uma vez que estas continuam elevadas em vários estabelecimentos de ensino, superando em muitos casos os 50%.

RANKING DAS ESCOLAS

ANO LETIVO 2015/2016

Ranking geral 9º ano  consulte aqui
Ranking de sucesso 9º ano  consulte aqui
Ranking geral secundário  consulte aqui
Ranking de sucesso secundário  consulte aqui
Ranking de sucesso por distrito  consulte aqui



 

Continue a ler esta notícia