Mais de oito mil queixas nos hospitais e centros de saúde - TVI

Mais de oito mil queixas nos hospitais e centros de saúde

Saúde (Foto Cláudia Lima da Costa)

Entidade Reguladora da Saúde registou queixas no sector público e no privado

Os serviços privados são os mais visados nas 8.188 reclamações dos utentes de cuidados de saúde que chegaram à entidade reguladora do sector em 2010, segundo dados a que a Agência Lusa teve acesso.

No ano passado, a maioria das queixas dos utentes que se manifestaram junto da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) era relacionada com entidades privadas: 4.018 com internamento e 3.554 sem internamento.

As restantes reclamações distribuíram-se pelo público com internamento (115), público sem internamento (66), social com internamento (255) e social sem internamento (180).

Os utentes queixaram-se mais da qualidade da assistência administrativa (2.040 reclamações), dos tempos de espera superiores a uma hora (1.800), da qualidade da assistência de cuidados de saúde (1.229), de questões financeiras (770), assistência humana (532), entre outros.

Do total das queixas apresentadas, 46 relacionavam-se com discriminação.

Em 2009, chegaram à ERS 7.848 queixas de utentes que, nesse período, reclamaram essencialmente dos tempos de espera, da qualidade de assistência administrativa e dos cuidados de saúde.

O volume de queixas que chegam à ERS é significativamente inferior ao registado pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) que, também em 2010, trabalhou 49.197 reclamações dos utentes.
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