A TVI24 vai emitir um documentário original da Cruz Vermelha Portuguesa com testemunhos impressionantes de refugiados acolhidos pela Instituição em Portugal.

O documentário é emitido este domingo às 23:20 na TVI24, dia em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado. 

A Cruz Vermelha Portuguesa recebeu, no ano de 2019, 25 menores refugiados oriundos de Campos de Refugiados na Grécia, mas ao longo dos últimos anos foram algumas as centenas de pessoas que chegaram a Portugal nesta condição", revelou a CVP.

O Dia Mundial do Refugiado, que se assinala em 20 de junho, foi instituído em dezembro de 2000 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os “discursos oportunistas” numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado.

“Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos e vencemos’, o Dia Mundial do Refugiado – o dia que hoje assinalamos – é sobretudo um alerta pela inclusão, contra a indiferença. Indiferença que tantas vezes se traduz na linguagem fácil dos números”, refere o chefe de Estado, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Já a Amnistia Internacional organiza este domingo uma vigília em Lisboa, à beira Tejo, junto à praça Europa, local simbólico para aludir às “portas da Europa’, onde pretende chamar a atenção, incluindo do primeiro-ministro, para os problemas de acolhimento dos refugiados.

Redação / RL