Exames 2011: média a Português foi de 9,6 - TVI

Exames 2011: média a Português foi de 9,6

Exame de Matemática

No relatório divulgado esta sexta-feira, o Gave alerta para as dificuldades na escrita e na leitura

Relacionados
A média nacional dos resultados das provas do ensino secundário de Português em 2011 foi de 9,6 valores, segundo o relatório dos exames nacionais divulgado esta sexta-feira pelo Gabinete de Avaliação Educacional (Gave).

Analisando os grupos de questões em que os alunos obtiveram piores resultados, o Gave assinala que é preciso «reforçar a intervenção didática» nas áreas da escrita, leitura e funcionamento da língua.

Nas conclusões do relatório, o Gave aponta como «notória» a necessidade de investir na melhoria do desempenho dos alunos no que se refere ao uso da língua materna, quer na compreensão quer na escrita.

O Gave assinala que as dificuldades se revelam especialmente quando é pedido aos alunos que elaborem «respostas extensas» e que os alunos se confundem com o significado dos «verbos de comando» das questões que lhes são colocadas e não dão respostas adequadas.

«Em todos os itens que exigem resposta estruturada», as capacidades de «organização e correção linguística» na escrita estão em níveis negativos.

Na leitura, ficou claro que os alunos mostraram «grandes dificuldades quando a resolução do item exige mais do que aquilo que está explícito no texto», o que poderá dever-se à falta de aposta na «discussão e explicitação de leituras pessoais» e encorajamento a «inferências e posicionamento crítico» em relação a textos lidos.

Quanto ao funcionamento da língua, os alunos tiveram dificuldade em relacionar as perguntas colocadas com «conhecimentos prévios» que lhes era exigido que soubessem.

Na distribuição dos resultados por zona do país, os resultados mais positivos estão no Vale do Tejo, Noroeste, Baixo Mondego, Dão/Lafões e Beira Interior Sul.

Na análise de resultados desta prova foram consideradas as respostas de 49.928 alunos internos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados