Espaço multi-religioso vai fazer parte de novos hospitais - TVI

Espaço multi-religioso vai fazer parte de novos hospitais

Hospital de Santa Maria

Garantia dada pelo secretário de Estado da Saúde

Relacionados
Os novos hospitais e as unidades que vierem a ser remodeladas vão ter um espaço de culto multi-religioso, à semelhança do projectado para o Hospital S. João, no Porto, assumiu esta terça-feira o Ministério da Saúde.

De acordo com a agência lusa, a garantia foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, numa reunião, em Lisboa, com o Grupo de Trabalho Inter-Religioso (GTIRSaúde), constituído em Dezembro para acompanhar a aplicação da nova lei da assistência hospitalar e religiosa nos hospitais.

Na declaração final da reunião, enviada à agência Lusa, o GTIRSaúde refere que Óscar Gaspar considerou o Lugar de Culto Multi-Religioso do Hospital S. João «um projecto inspirador que satisfaz o que eram os objectivos» do novo decreto-lei sobre a assistência espiritual e religiosa hospitalar.

«Há o compromisso do Ministério da Saúde de incorporar um espaço com este perfil nos novos hospitais e naqueles que conhecerão remodelações proximamente», disse o secretário de Estado aos membros do grupo de trabalho.

Segundo a declaração, Óscar Gaspar garantiu ainda que o seu ministério «quer criar condições para resolver as questões relativas ao acesso dos doentes à assistência espiritual e religiosa, qualquer que ela seja, porque reconhece a importância deste factor na prestação de cuidados».

«É convicção unânime que o diálogo entre as diversas famílias de crentes é uma das causas prioritárias na construção da sociedade portuguesa. Pensamos que o caminho que vem sendo trilhado no âmbito da assistência espiritual e religiosa hospitalar está a resultar numa experiência frutuosa, se mais não fora, pelo alcance de pedagogia sociocultural de que se reveste», realça o GTIRSaúde.

O Hospital S. João, Porto, deverá iniciar ainda este ano a construção do primeiro Lugar de Culto Multi-Religioso do país, com sete oratórios para diferentes tradições religiosas, disse hoje à agência Lusa o capelão da unidade.

O coordenador nacional das capelanias hospitalares e capelão do Hospital S. João, padre José Nuno, referiu que a criação daquele espaço vem na sequência do novo decreto-lei que regulamenta a assistência espiritual e religiosa hospitalar e poderá funcionar como um «referencial» para o que se venha a fazer noutras unidades de saúde.

O Lugar de Culto Multi-Religioso do Hospital S. João, com cerca de 300 metros quadrados, foi projectado pelo arquitecto Bernardo Abrunhosa de Brito para o novo piso que será construído no corpo central da unidade, devendo estar pronto em 2011.
Continue a ler esta notícia

Relacionados