Polícia Marítima resgata 42 migrantes de dois botes no Mar Egeu - TVI

Polícia Marítima resgata 42 migrantes de dois botes no Mar Egeu

Polícia Marítima na Grécia resgata 42 migrantes de dois botes no Mar Egeu

Com este resgate, equipa portuguesa que está na Grécia totaliza 3.079 pessoas retiradas de botes no Mediterrâneo desde outubro, onde “está a haver um aumento de travessias”

A equipa da Polícia Marítima que está na Grécia resgatou esta sexta-feira mais 42 migrantes no mar, totalizando 3.079 pessoas retiradas de botes no mediterrâneo desde outubro, onde “está a haver um aumento de travessias”.

De acordo com um comunicado da Polícia Marítima, esta sexta-feira de manhã, durante uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia, foram detetados dois botes a atravessar o mar Egeu a caminho da Grécia e resgatados 42 migrantes e refugiados.

“Os botes indicavam as habituais fragilidades deste tipo de construções, estando a meter água para o seu interior. A equipa decidiu resgatar todos os emigrantes e refugiados, muitos deles já molhados e com frio, para a embarcação ARADE, em simultâneo. Foram depois distribuídas águas e mantas térmicas”, explica-se no comunicado da Polícia Marítima.

Dos 42 migrantes, cinco eram crianças e 12 mulheres. Entre outras nacionalidades estavam cidadãos da Síria, Iraque, Afeganistão, Serra Leoa, Mali, Congo e Sudão.

Os migrantes foram transportados para o porto de Skala Sikaminea e depois levados de autocarro para o Campo de Moria.

De acordo com o comunicado, em apenas dois dias a equipa da Polícia Marítima resgatou 66 migrantes de três embarcações.

“Está assim a registar-se um aumento do número de travessias desde que foi assinado o acordo entre a União Europeia e a Turquia, no final do passado mês de março”, assegura a Polícia Marítima.

Desde outubro a Polícia Marítima já resgatou 3.079 migrantes no mar Egeu (mar interior do Mediterrâneo), dos quais 820 bebés e crianças e 661 mulheres.

A equipa, para cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, vai estar a apoiar a Guarda-Costeira grega até final de setembro,

O trabalho da Polícia Marítima integra-se na missão da agência FRONTEX - Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia.

Continue a ler esta notícia