Os Bombeiros da Ribeira Grande, em São Miguel, nos Açores, resgataram na noite de sábado dois praticantes de surf, de nacionalidade espanhola, que "estavam em dificuldades" devido ao vento, na zona do areal de Santa Bárbara.

A informação foi avançada este domingo  pelo comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, José Nuno, indicando que se tratou de “um salvamento difícil” dos dois homens, “com idades entre os 25 e 30 anos", devido ao estado do mar e porque “o resgate acabou por só ser feito à noite”.

Segundo José Nuno, os Bombeiros da Ribeira Grande receberam o alerta cerca das 18:30 locais (19:30 em Lisboa) de sábado, dando conta de que "dois praticantes de surf estavam a ser arrastados para alto mar, não conseguindo regressar a terra pelos próprios meios, dadas as condições meteorológicas", sobretudo vento.

Os dois homens só acabariam por ser encontrados e resgatados pela mota de água já era noite […] a cerca de uma milha da costa", disse à agência Lusa o responsável, acrescentando que a ocorrência foi encerrada às 20:18.

Quando foram resgatados, os dois praticantes de surf "estavam exaustos, embora não tenha sido necessário transportá-los para o hospital".

Por falta de visibilidade e porque estava em causa a segurança dos operacionais, foi dada ordem para a interrupção das buscas. Foi decidido fazer uma última tentativa no meio da escuridão, acabando por encontrar os dois surfistas completamente perdidos no meio da imensidão do mar”, relatou José Nuno.

Na operação de resgate foi empenhada uma mota de água de salvamento com dois elementos e uma ambulância, além de quatro elementos da equipa de nadadores-salvadores.

José Nuno deixou um apelo a quem pratica este tipo de desporto para que "tenha em conta as condições meteorológicas e o estado do mar".

No local "também esteve a Autoridade Marítima, que tomou conta da ocorrência", explicou o comandante da corporação.

/ HCL