Associações da GNR reúnem-se pela primeira vez - TVI

Associações da GNR reúnem-se pela primeira vez

Vão debaterem os problemas que afetam os militares da Guarda Nacional República.

As associações da GNR, que representam as categorias de oficiais, sargentos e guardas, vão reunir-se esta sexta-feira pela primeira vez para debaterem os problemas que afetam os militares da Guarda Nacional República.

O presidente da Associação Nacional de Guardas (ANAG), Virgílio Ministro, disse à agência Lusa que o encontro dos dirigentes das associações visa a elaboração de um documento comum que reúna as preocupações dos militares, além de apresentarem propostas para a sua resolução.

O documento vai ser entregue ao ministro da Administração Interna e ao comandante-geral da GNR.

Virgílio Ministro adiantou que pela primeira vez as associações vão reunir-se para discutir os principais problemas dos militares da GNR, como cortes das remunerações, passagem à reserva e baixas médicas.

O presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG), José Alho, afirmou à Lusa que entre os problemas graves estão as questões salariais, uma vez que há militares com remunerações diferentes, apesar de estarem no mesmo posto e categoria.

José Alho disse também que espera que saia da reunião «um consenso».

Além da ANAG e ASPIG, vão estar presentes na reunião a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) e a Associação de Oficiais da Guarda, ficando de fora a Associação dos Profissionais da Guarda (APG), apesar de ter sido convidada, conta a Lusa.
Continue a ler esta notícia