Covid-19 Consultório: “Já há condições para levantar o Estado de Emergência?” - TVI

Covid-19 Consultório: “Já há condições para levantar o Estado de Emergência?”

O médico Ricardo Mexia e o advogado Telmo Semião estiveram, esta quinta-feira, na TVI no programa "Covid-19 Consultório"

O advogado Telmo Semião e o médico Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, responderam a algumas das questões dos portugueses no programa "Covid-19 Consultório" na TVI24.

Já há condições para levantar o Estado de Emergência?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, explica que é necessário analisar os últimos números de infetados e perceber quem são estes pacientes infetados com Covid-19. Ainda assim, o médico ressalva que se o número de infetados voltar a aumentar a uma velocidade mais rápida será imperativo tomar novas medidas.

Há alguma vantagem em usar uma viseira e uma máscara em simultâneo?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, explica que no caso dos profissionais de saúde é necessário utilizar uma máscara e uma viseira que permitem uma proteção acrescido contra a propagação do coronavírus emitidos pelos doentes. Para a população em geral, o especialista indica, que quem tiver de optar só por um destes equipamentos de proteção, deve escolher usar máscara.

Tenho uma ressonância marcada, no IPO, para esta semana. Devo ir?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, lembra que os pacientes devem contactar as unidades de saúde, onde vão efetuar exames, a fim de apurarem se este é um procedimento indispensável de ser realizado ou não. Só caso a caso se pode avaliar a necessidade das deslocações hospitalares.

Tenho um neto recém-nascido. Posso ir para casa do meu filho ajudar a minha nora?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, relembra que o problema nunca será por infetar o recém-nascido, mas sim esta avó e desaconselha o uso de luvas.

Estou de baixa e está a acabar. Como procedo se não há juntas médicas?”

O advogado Telmo Semião assegura que, em regra geral e dada a situação de exceção por que o país está a passar, a baixa deverá manter-se em vigor até que seja marcada uma nova junta médica.

Estive em Espanha. Que entidade emite o documento da quarentena obrigatória?”

O advogado Telmo Semião explica que quem por algum motivo válido, como no caso ter estado em Barcelona, tem de expor a situação ao delegado de saúde que por sua vez tratará de emitir o documento.

Continue a ler esta notícia