Um incêndio de grandes dimensões numa fábrica de papel em Rio Meão, concelho de Santa Maria da Feira, mobilizou mais de 150 operacionais e 50 viaturas, tendo sido controlado perto da uma da manhã.

Ao que a TVI conseguiu apurar junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, o alerta foi dado às 21:46 e o edifício foi tomado pelas chamas.

Trata-se da Fábrica de Papel e Cartão da Zarrinha SA que tem nas imediações várias casas que estiveram em perigo.

Contactado pela agência Lusa, o vereador da Proteção Civil do município, Vítor Marques, que se encontrava no local, relatou a evacuação de algumas habitações na zona circundante e referiu que o reforço de meios a nível distrital tem ajudado no combate às chamas.

Estava um turno em trabalho, mas não há vítimas a lamentar, nem foi necessária assistência hospitalar. O fogo está circunscrito às instalações e está a ceder aos meios”, disse Vítor Marques.

Apesar de o fogo estar controlado, o responsável da corporação referiu que “o teatro de operações vai ter um rescaldo muito demorado”, provavelmente durante as próximas “24 horas”, o que implicaria “muito trabalho pela noite dentro”.

“[No local estão] mais de 150 operacionais, vamos ser reforçados por mais equipas, porque há necessidade de [os] substituir, gerir o esforço físico que está a ser exigido, uma grande carga térmica, extensão de montagem de linhas de mangueira com muitos metros”, declarou, destacando ser um “grande esforço e grande mérito” dos operacionais que conseguiram “controlar e limitar os danos deste incêndio”.

Por seu lado, Vítor Marques, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, lamentou a “zona de produção” da fábrica “gravemente afetada”, já que esta “tem um papel fundamental em termos de emprego, criação de riqueza e alavancagem da economia local”.

Quero agradecer à GNR que teve um papel fundamental, em articulação com a Proteção Civil, no sentido de evacuar as habitações, criar segurança e na preocupação com um depósito de gás de uma empresa contígua. Os bombeiros fizeram um excelente trabalho com o reforço distrital”, destacou.

Cláudia Évora / Notícia atualizada a 30/06 às 07:00