AVC: como prevenir uma doença que afeta três portugueses por hora - TVI

AVC: como prevenir uma doença que afeta três portugueses por hora

  • SS
  • 29 out 2019, 08:29

Esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial do AVC. Portugal é o país da Europa com maior taxa de mortalidade por AVC. O médico neurologista e membro Sociedade Portuguesa do AVC Alexandre Amaral e Silva esteve esta terça-feira no Diário da Manhã da TVI

Uma em cada quatro pessoas vai sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ao longo da vida. O alerta é da Sociedade Portuguesa do AVC e esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial do AVC.

Por hora, três portugueses são vítimas desta doença. Portugal é o país da Europa com maior taxa de mortalidade por AVC.

Mas, apesar da gravidade do problema, os "comportamentos de risco persistem", como explicou o médico neurologista e membro Sociedade Portuguesa do AVC Alexandre Amaral e Silva que esteve esta terça-feira no Diário da Manhã da TVI.

Os comportamentos de risco persistem. (...) É uma doença que é maioritariamente prevenível e tem tudo a ver com os nossos comportamentos, os comportamentos alimentares desde logo, os comportamentos em termos de hábitos de atividade física", vincou o médico.

O especialista falou sobre o que cada indivíduo pode fazer para prevenir um AVC.

Cada um de nós pode efetivamente fazer alguma coisa para modificar este risco, consumindo menos sal, tendo uma dieta mais saudável, à base de vegetais, reduzindo o consumo de açúcares, deixando de fumar e tendo todos os cuidados em termos de atividade física regular que propiciem uma saúde melhor", vincou.

Alexandre Amaral e Silva acrescentou ainda outra ideia: "É preciso educação para a saúde, a começar pelas nossas escolas. É fundamental começar o mais cedo possível."

 

Continue a ler esta notícia