Hackers roubam dados de 40 milhões de clientes da operadora T-Mobile - TVI

Hackers roubam dados de 40 milhões de clientes da operadora T-Mobile

  • Agência Lusa
  • JGR
  • 19 ago 2021, 07:27
Hacker redes

A T-Mobile já tinha sido alvo de roubo de informação, mas no episódio mais recente “os números elevadíssimos excederam em muito os das situações anteriores”

Piratas informáticos acederam aos nomes, números da segurança social e das cartas de condução ou outra identificação de cerca de 40 milhões de pessoas que tinham solicitado crédito à T-Mobile, admitiu a empresa de telecomunicações norte-americana.

A mesma informação respeitante a 7,8 milhões de clientes atuais, que pagam mensalmente pelo serviço telefónico, também terá sido comprometida, mas não foram acedidos números telefónicos, de contas, números de identificação pessoal, palavras-chave ou informação financeira dos cerca de 50 milhões de registos e contas de clientes.

A T-Mobile já tinha sido alvo de roubo de informação, mas no episódio mais recente “os números elevadíssimos excederam em muito os das situações anteriores”, disse o analista da Gartner, Paul Furtado.

A T-Mobile, que está baseada em Bellevue, no Estado de Washington, tornou-se um dos maiores prestadores de serviço de telemóvel dos EUA, juntamente com a AT&T e a Verizon, depois de ter adquirido a Sprint em 2020. A sua base de clientes nos EUA está estimada em 102,1 milhões.

Claro que têm um grande alvo nas costas, mas isso não deve surpreender”, considerou Furtado, que avançou: “Tem de se começar a questionar a organização. Qual o nível de gravidade e como estão a procurar resolver o assunto?”.

Também na quarta-feira, a T-Mobile confirmou que também foram pirateados cerca de 850 mil clientes ativos dos cartões pré-pagos, com a exposição de nomes, números de telefone e números de identificação pessoal.

A T-Mobile tem sido alvo frequente de roubo de informação de clientes ao longo dos anos, com início em 2015 e episódios mais recentes em janeiro deste ano, novembro de 2019 e agosto de 2018.

Esta é uma verdadeira acusação à T-Mobile e os clientes têm de ponderar se querem continuar a trabalhar com a T-Mobile”, disse a analista da Forrester, Allie Mellen. “A T-Mobile tem informação muito sensível das pessoas e foi apenas uma questão de sorte que, desta vez, a informação afetada não tivesse sido financeira”.

Continue a ler esta notícia