Moda 2019: as tendências que vão e as que vêm - TVI

Moda 2019: as tendências que vão e as que vêm

Há propostas para quase todos os gostos, uma vez que para as próximas estações a novidade é a diversidade

As tendências da moda para o novo ano estão variadas e são bem versáteis. Há propostas para quase todos os gostos, uma vez que para as próximas estações a novidade é a diversidade.

Como se de um ciclo falássemos, há tendências que voltam e outras que vão. Confira as principais.

Tendências que estão de volta

Cores, padrões e tecidos, mais do que peças em si, são as grandes mudanças. Para 2019 vamos poder assistir, por exemplo, ao regresso dos padrões animais, sobretudo leopardo e piton.

Para o novo ano, “cores vibrantes, looks oversized e monocromáticos. Nos últimos dois anos as mudanças não têm sido muito significativas”, explica Ricardo Aço, celebrity stylist.

Em termos de cores, destaco o rosa choque, o amarelo e um abuso dos néon. Quanto à forma, o oversized continua a ser dominante. No que toca aos materiais, o couro assume o inverno e o linho o verão”, resume o especialista em moda.

Mas para quem não quiser arriscar num tema do mundo animal, os padrões não ficam por aí. Os quadrados grandes e coloridos continuam presentes e funcionam tanto para mulher como para homem, mesmo tendo sido um look bastante usado e explorado na estação passada”, sublinha Ricardo.

Camisas coloridas com riscas largas e horizontais também devem estar de volta no próximo ano. São confortáveis e fazem um look simples, mas moderno.

Para uma escolha mais formal, mas que pode igualmente ser usada em ocasiões descontraídas e confortáveis, os fatos de senhora devem manter-se no cabide. Para uma festa, esta é uma tendência para apostar.

É sempre. Na minha opinião, deve ser um must have no closet de todas as mulheres”, destaca.

Para calçar, também há novidades. Lembra-se das botas brancas? Estão de volta. Se ainda tem umas, mantenha-as por perto para uma imagem bem atualizada e elegante.

De acordo com o stylist, “as botas brancas são muito provavelmente das peças que geram mais controvérsia”.

Presentes na maioria dos filmes futuristas, como por exemplo o "Laranja Mecânica" ou "Blade Runner", são a peça certa para quem quer arriscar e "marcar" uma posição”, assegura.

E as calças? Se pensa em adquirir umas, escolha o modelo largo. Umas calças com corte masculino pode ser a aposta das mulheres em 2019 e podem ser em ganga ou noutro material. Confortáveis e vão marcar o seu estilo mais do que outras calças.

Nos acessórios, as pérolas são para usar “tanto numa abordagem clássica ou numa ótica de reinvenção”.

Para Ricardo Aço, o que também não pode faltar em 2019 é “um trench coat, bomber jacket, meias brancas e uma turtleneck”.

Tendências que ficam em 2018

Peças de roupa às bolinhas são para guardar. Em 2019 não há espaço para elas. Se quiser impressionar com um estilo atualizado, não continue a querer vesti-las. Guarde e espere que um dia voltem a ser tendência.

Não é certamente o estampado deste ano”, diz Ricardo.

Uma tendência que estava a crescer e que vai acabar por não chegar à idade adulta é a dos sapatos e sandálias transparentes. Calçado sem ser opaco não é interessante para o novo ano.

Mas nem tudo tem que ser um regresso ou uma partida. Há peças que se mantêm de um ano para o outro, por mais diferentes que pareçam no conjunto total por causa do que realmente se muda.

As bolsas de palha que muito se usaram no verão são um must have para 2019. Práticas, descontraídas e continuam a ficar bem mesmo com as novas tendências.

As bolsas de pôr a cintura – ou ao peito, como muito se viu – também vieram para ficar.

Continue a ler esta notícia