MAI garante que ETA não escolheu Portugal - TVI

MAI garante que ETA não escolheu Portugal

Novos equipamentos de luta contra o carjacking

Ministro Rui Pereira diz que «não há indícios» de existências de bases em terreno nacional

Relacionados
O ministro da Administração Interna garantiu que «não há indícios» de que a organização separatista basca ETA tenha ou venha a ter uma base em Portugal, revelando ainda ter contactado o seu homólogo espanhol a este propósito.

«Hoje falei de novo com o senhor ministro da Administração Interna do reino de Espanha que me reafirmou que (¿) não há indícios nenhuns do estabelecimento de uma base da ETA em Portugal», disse Rui Pereira aos jornalistas, em Torres Vedras.

ETA esteve em Portugal para obter uma base

O ministro desvalorizou ainda o facto de a notícia publicada hoje no Diário de Notícias apenas dizer que «uma pessoa acusada de pertença à ETA» ter afirmado, durante uma inquirição «no passado», que «houve intenção de construir uma base de apoio no Porto».

Além dos «contactos regulares e proveitosos» que mantém com o país vizinho, ao abrigo de uma cooperação assinada entre os dois países, Rui Pereira procurou ainda obter informações do secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança.

«Ainda hoje falei com o secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança português que também ao nível das forças de segurança me confirmou aquilo que eu confirmei» junto do homólogo espanhol, esclareceu Rui Pereira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados