A GNR informou esta quinta-feira que já não há estacionamento nos parques mais próximos do Santuário de Fátima destinados aos veículos ligeiros. Por isso, aconselhou os condutores que ainda se dirigem para Fátima a estacionarem nas bolsas de estacionamento fora da Cova da Iria, "que vão encontrar nas nacionais de acesso" ao recinto.

"Os parques mais próximos do Santuário destinados aos veículos ligeiros estão já completos, aconselhando-se assim o recurso às bolsas de estacionamento fora da Cova da Iria", sublinhou o Major Bruno Marques, em conferência de imprensa.

Aquela força de segurança apelou aos automobilistas para "que tenham muita atenção ao tempo, à estrada", "toda a prudência na condução" e para que recorram a estradas alternativas à A1.

"Não utilizem apenas a A1, há outras alternativas mais rápidas, como a A8, a A13, A23 e IC9", acrescentou o Major Bruno Marques.

As informações sobre trânsito ou estacionamento podem ser consultadas na aplicação para telemóveis ApPeregrinos, disponível para iOS e Android, como lembrou o Major Bruno Marques. 

"Todos os peregrinos podem consultar informações sobre o trânsito e estacionamento no site da GNR e na aplicação móvel ApPeregrinos."

Quanto aos peregrinos que se deslocam a pé, a GNR deixou o apelo para que estas pessoas "mantenham a pridência e atenção que têm mantido", pois "até ao momento não se resgistou qualquer incidente com peregrinos". Embora muitos terminem o percurso esta quinta-feira, a maioria dos peregrinos só deverá chegar na sexta-feira.

Nesta altura, a GNR mobiliza cerca de 5.000 militares diariamente para garantir a segurança do centenário das aparições, que conta com a presença do Papa Francisco

Francisco estará em Fátima na sexta-feira e no sábado, tornando-se o quarto papa a visitar o maior templo mariano do país. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000 – neste ano para beatificar os pastorinhos Francisco e Jacinta) e Bento XVI (2010) foram os outros papas que estiveram em Fátima.

O líder da Igreja Católica preside à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, no sábado.

Sofia Santana