Um incêndio num prédio em São Domingos de Rana, concelho de Cascais, levou a que 13 pessoas tenham sido encaminhadas para o hospital por inalação de fumos, informou à TVI24 o Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa. Entre os feridos há quatro crianças e um agente da polícia.

O comandante dos bombeiros de Carcavelos explicou, no local, que o fogo teve origem no fogão da cozinha do rés-do-chão de um edifício de quatro pisos. Os donos da casa não se encontravam no local e disseram à TVI24 que o forno tinha ficado ligado.

Os bombeiros conseguiram, porém, entrar no apartamento "em tempo útil" e retirar o equipamento que estava a arder para a varanda, acrescentou o comandante dos bombeiros.

Acabou por provocar uma grande quantidade de fumo que acabou por afetar todo o edifício de quatro pisos. As pessoas tiveram necessidade de sair e a maior parte saiu pelo seu próprio pé. Houve necessidade de auxiliar dois idosos com maior incapacidade na sua mobilidade".

Apenas dois idosos vão ficar internados no hospital de cascais por precaução. Todos os feridos foram assistidos por inalação de fumos.

O agente da PSP que auxiliou os feridos, acabou também por ser assistido no hospital por inalação de fumos.

O alerta foi dado às 22:08 e, segundo a página da internet da Proteção Civil, o fogo encontra-se "em resolução". À TVI24, pouco depois das 23:00, o CDOS deu a indicação de que o incêndio já se encontrava extinto.

No local, estiveram 47 operacionais no terreno, 22 dos quais agentes da PSP e cinco veículos.

Na semana passada, um outro incêndio num prédio em São Domingos de Rana provocou a morte a uma mulher e também fez com que dez pessoas fossem assistidas por inalação de fumos, sete das quais com necessidade de receberem tratamento hospitalar.