S. José: Centro Hospitalar de Lisboa Central abre inquérito sobre mais mortes - TVI

S. José: Centro Hospitalar de Lisboa Central abre inquérito sobre mais mortes

Caso de morte no São José não é único

Além de David Duarte, mais quatro pacientes terão morrido por falta de assistência médica

O conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central abriu, nesta quinta-feira, um inquérito interno para apurar se mais doentes com rutura de aneurisma terão morrido no hospital de São José por falta de especialistas para operar.

"Face às notícias vindas hoje a público sobre as mortes de doentes com rutura de aneurisma, o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) informa que o conselho de administração abriu um processo de inquérito interno para apuramento dos factos relatados", refere um comunicado do CHLC.

O semanário Expresso e o jornal Público avançaram hoje que a morte de David Duarte, na madrugada de domingo, causada pela falta de neurocirurgiões para o operar não foi caso único, tendo uma fonte hospitalar dito ao Expresso que, desde 2014, mais quatro doentes com ruturas de aneurisma terão morrido devido à falta de especialistas ao fim de semana.

Reagindo às notícias de hoje, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, disse, em Chaves, que a tutela está a “ averiguar e a confirmar” se ocorreram mais quatro mortes no Hospital São José, em Lisboa, por falta de assistência.

“Estamos a averiguar e a tentar confirmar essas ocorrências. São situações manifestamente inaceitáveis que o Ministério da Saúde e os seus responsáveis, nomeadamente o ministro da Saúde, não tinham conhecimento”, afirmou o governante, à margem de uma visita ao Hospital de Chaves, distrito de Vila Real.

A prevenção aos fins de semana da neurocirurgia-vascular está suspensa desde abril de 2014 e da neuroradiologia de intervenção desde 2013, na sequência de cortes nas remunerações dos profissionais de saúde.

“Não é aceitável que hospitais centrais, como é o de São José, não deem respostas em áreas onde há, do ponto de vista técnico e de recursos humanos, competências próprias para o efeito”, comentou o governante, assegurando que o Governo PS “tudo fará” para que estas situações sejam “sejam rapidamente ultrapassadas".

Na sequência da morte do jovem, os presidentes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), do Centro Hospitalar de Lisboa Central e do Centro Hospitalar Lisboa Norte demitiram-se.

O Ministério da Saúde pediu à administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central e à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para apurarem eventuais responsabilidades do Hospital de São José na morte do doente.

A Procuradoria-Geral da República já abriu inquérito à morte de David Duarte para averiguar eventuais ilícitos criminais e responsabilidade do Estado, administradores e médicos.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE