O FBI alertou para a possibilidade de um novo vírus informático designado por «Storm Worm» (Tempestade de Inverno), escondido em postais de São Valentim, poder infectar hoje milhões de computadores em todo mundo.

«Se receber inesperadamente um cartão electrónico de São Valentim, tenha cuidado», alertou o FBI em comunicado.

Uma mensagem de correio electrónico inesperado «pode não ser de um admirador secreto mas sim conter o vírus Storm Worm», acrescentaram.

Anteriormente o vírus propagava-se através de uma mensagem de correio electrónico que informava, falsamente, de uma grande tempestade na Europa.

Contudo, segundo o produtor de Antivírus Trend Micro, este vírus está a propagar-se, desde a semana passada, sob a forma de felicitações electrónicas alusivas ao Dia dos Namorados.

A grande maioria dos vírus e dos «spam» (mensagens de correio electrónico com fins publicitários) que receberemos camuflados como postais de amor provirão dos EUA, Rússia e China, dizem os especialistas.

A consultora de segurança informática Sophos afirma que a Rússia está a ganhar cada vez mais peso com emissora de « spam, situando-se no segundo lugar do ranking mundial entre os Estados Unidos e a China.

O motor de busca Google publicou esta semana um estudo sobre o uso do correio electrónico que demonstra que este meio é muito popular entre os jovens para expressar sentimentos.

«Os jovens estão a liderar uma mudança: é cada vez mais comum que eles usem um e-mail para tudo, desde enviar cartas de amor até acabar uma relação», assegurou Jen Grant, responsável de Marketing da Google.
Portugal Diário