GNR apreende cerca de duas toneladas de sardinha em Ílhavo - TVI

GNR apreende cerca de duas toneladas de sardinha em Ílhavo

  • .
  • CM
  • 4 jun 2020, 18:04
Pescadores pedem ao Governo que os "deixem trabalhar"

Pescado, que não tinha sido sujeito ao regime de primeira venda em lota, foi doado ao Banco Alimentar

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu na quarta-feira quase duas toneladas de sardinha no Porto de Pesca Costeira de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, informou hoje aquela força militar.

Em comunicado, a GNR esclarece que o pescado foi apreendido no decorrer de uma ação de fiscalização que tinha como objetivo controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco.

Durante a operação, os militares da Guarda detetaram dornas que continham no seu interior 1.750 quilos de pescado fresco da espécie sardinha sem ter sido sujeito ao regime de primeira venda em lota.

Apesar de não ter sido possível apurar o proprietário, o pescado foi apreendido sendo que, por não ter sido vendido em lota, foi doado ao banco alimentar - delegação de Aveiro -, uma vez que foi considerado próprio para consumo após análise higiossanitária", refere a mesma nota.

A pesca da sardinha foi retomada na segunda-feira, após uma paragem de sete meses.

Ainda de acordo com a GNR, na mesma altura, foi também fiscalizada uma viatura, verificando-se que estavam a ser transportados 211 quilos de amêijoa branca sem que fossem acompanhados por qualquer documento que assegurasse o seu estatuto sanitário e de rastreabilidade.

Os militares identificaram o condutor da viatura, um homem de 47 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação pela posse de moluscos bivalves sem serem acompanhados por um documento de registo, cuja coima pode chegar aos 3.740 euros.

Os bivalves foram devolvidos ao seu habitat natural em virtude de se encontrarem vivos.

Continue a ler esta notícia