Não há nenhum caso positivo de coronavírus em Portugal, até ao momento, mas há 16 casos suspeitos que ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais. 

Um boletim da DGS enviado às redações informou que até agora foram registados "52 casos suspeitos em Portugal, 36 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais, aguardando-se resultados dos restantes". Assim, ainda faltam saber os resultados de 16 casos suspeitos. 

De acordo com a mesma nota, "27 novos casos foram registados nas últimas 24 horas". "Todos os cidadãos são provenientes do norte de Itália, à exceção de um proveniente do Japão", acrescenta a DGS. 

Tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa."

Números divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças referem que, até esta manhã, havia 82.132 casos em todo o mundo de Covid-19, que já resultaram em 2.801 mortes.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças considerou esta quinta-feira que a situação em Portugal relativamente ao novo coronavírus ainda é tranquila, por não haver nenhum caso no país, mas notou que “o cenário muda rapidamente”.

Na Europa existem, atualmente, 477 casos, 400 dos quais em Itália, 21 na Alemanha, 17 em França, 13 no Reino Unido, 12 em Espanha, a Áustria, Croácia, Finlândia, Suécia registaram dois casos cada um, e a Bélgica, Dinamarca, Grécia, Noruega, Roménia e Suíça confirmaram um caso cada.