Diabetes e hipertensão são os principais problemas - TVI

Diabetes e hipertensão são os principais problemas

Gripe A

Combate a doenças crónicas vai ter lugar de destaque no próximo Plano Nacional de Saúde

Relacionados
O director geral da Saúde, Francisco George, defendeu esta segunda-feira que o próximo Plano Nacional Saúde (PNS) deverá considerar a diabetes, a obesidade e a hipertensão arterial como os «principais problemas que o país terá de reduzir».

«Não é altura de hierarquizar problemas, mas todos reconhecem que as doenças crónicas são um problema em todo a Europa, muito especialmente em Portugal, nomeadamente a diabetes, que constitui uma ameaça nos próximos anos, se nada for feito, a obesidade e a hipertensão arterial», disse Francisco George à margem do III Fórum Nacional de Saúde, que está a decorrer em Lisboa.

Sobre o actual Plano, o responsável afirmou que «muitas metas foram alcançadas, outras ultrapassadas e outras ficaram aquém das expectativas», sublinhou o Director Geral de Saúde, sem querer pormenorizar quais, anunciando que os resultados vão ser divulgados em breve.

Mas, acrescentou, de «uma maneira geral, registámos avanços, não só nos problemas que tínhamos identificado, como por exemplo a tuberculose, mas também em doenças crónicas, como a obesidade».

Por seu turno, a alta comissariada da Saúde Lusa, Maria do Céu Machado referiu que houve uma «certa dificuldade» na execução dos programas do cancro, doenças cardiovasculares, saúde mental, sida, diabetes e obesidade.

Francisco George adiantou ainda que o novo Plano está a ser preparado, encontrando-se numa fase em que estão a ser ouvidos vários especialistas, cidadãos e organizações, estando «longe de ser concluído», referiu o director geral da Saúde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados