Gripe A: vacina aproveitada mesmo com mutação do vírus - TVI

Gripe A: vacina aproveitada mesmo com mutação do vírus

Ministra da Saúde

Garantia foi dada pela ministra da Saúde que admite que essa é uma preocupação de todos os países

Relacionados
Uma das maiores preocupações a nível internacional, em relação ao vírus H1N1 é que, este, sofra uma mutação e a vacina que está a ser produzida não seja completamente eficaz. Esta quarta-feira a ministra da Saúde, Ana Jorge garantiu que a vacina será sempre «aproveitada», mesmo que a mutação aconteça.

Gripe A: ministra rejeita proposta de farmácias

Questionada sobre se esta mutação e a consequente incapacidade da vacina prevenir a infecção poderá resultar em prejuízo para quem adquiriu o produto Ana Jorge explicou que a «preocupação é comum» a todos os que, como Portugal, encomendaram a vacina. E, acrescentou, que quem comprou «terá que pagar uma parte».

Segundo escreve a agência Lisa, a ministra explicou ainda que a vacina tem dois componentes - o antigénico (para iniciar a produção de anticorpos) e o adjuvante (que facilita a absorção de um medicamento). Ou seja, perante uma mutação do vírus «a única coisa que não é aproveitada é a própria vacina, que é o mais barato». Este facto deixa a possibilidade dos componentes poderem vir a ser reutilizados de alguma forma.

Ana Jorge considera normal que quem vende tenha os seus interesses levados em conta, mas lembra que também são tidos em consideração os direitos de quem compra. «Eles [laboratório] têm de se defender e nós temos que nos defender», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados