Grupo de personalidades diz como deve ser o novo SNS - TVI

Grupo de personalidades diz como deve ser o novo SNS

  • CLC com Lusa
  • 7 mai 2018, 18:42
Bagão Félix: "Não é legítimo que Cavaco Silva dê posse a Governo de esquerda"

Grupo de 44 cidadãos, como Bagão Félix, propõe sistema de saúde que articule serviços público, privado e social

Um sistema de saúde centrado no utente, com o Serviço Nacional de Saúde como "espinha dorsal", mas articulado com os setores privado e social é o que 44 cidadãos propõem para uma nova lei de bases da saúde.

Dez princípios orientadores foram apresentados hoje, em Lisboa, e são subscritos por várias pessoas entre as quais Alexandre Castro Caldas, Bagão Félix, Guilherme d'Oliveira Martins, Germano de Sousa ou Vítor Melícias.

Em declarações aos jornalistas, no final da apresentação pública, o professor e antigo ministro da Economia Augusto Mateus defendeu que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem sido uma peça fundamental na construção da democracia, mas que o país ganharia se soubesse "fazer futuro" e pensasse estrategicamente os próximos 20 anos.

"A saúde é tão importante que nós não podemos tolerar na saúde ineficiências, desigualdades, iniquidades, e, portanto, o que nós propomos são dez princípios para tentar dar um sentido mais estratégico, de mudança tranquila, mas forte, em direção a melhor satisfação", explicou.

Segundo Augusto Mateus, o princípio base são os serviços de saúde e os seus destinatários, que são os doentes.

"Doentes que são cidadãos portadores de direitos e não meros consumidores", sublinhou.

Continue a ler esta notícia