Há utentes da linha "SNS 24" a pagar taxas moderadoras indevidamente - TVI

Há utentes da linha "SNS 24" a pagar taxas moderadoras indevidamente

  • SS
  • 28 jan 2019, 10:38
Hospital

Têm sido cobradas taxas a doentes que são encaminhados pela linha "SNS 24" para os hospitais ou centros de saúde, quando o encaminhamento pela linha deveria ser gratuito

Há utentes de saúde a quem estão a ser cobradas taxas moderadoras indevidamente. Segundo o Jornal de Notícias, têm sido cobradas taxas a doentes que são encaminhados pela linha "SNS 24" para os hospitais ou centros de saúde, quando o encaminhamento pela linha deveria ser gratuito.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde confirmaram ao mesmo jornal a existência de falhas no encaminhamento dos doentes para as unidades de saúde.

A tutela disse que na origem das falhas estão razões “informáticas ou de procedimento local” e adianta que está a ser estudada uma forma de o utente receber um comprovativo eletrónico sempre que é encaminhado através da linha.

O JN refere dois casos de doentes da Unidade de Saúde Familiar Santa Clara, em Vila do Conde, que tiveram de pagar taxas depois de terem recorrido à linha telefónica.

A Administração Regional da Saúde do Norte adiantou ao jornal que vai averiguar os casos e que, se houver erros, serão devolvidos os montantes pagos aos lesados.

Os serviços Partilhados do Ministério da Saúde também explicaram que nestas situações os utentes devem contactar o "SNS 24" por email ou telefone e pedir o comprovativo do encaminhamento para a unidade de saúde para terem o dinheiro de volta.

 

 

Continue a ler esta notícia