Lisboa: serviços do Curry Cabral passam para novo hospital - TVI

Lisboa: serviços do Curry Cabral passam para novo hospital

Ministra da Saúde, Ana Jorge

Ministra da Saúde explica que há algumas especialidades que vão ser transferidas para Hospital de Todos os Santos

Relacionados
Algumas das especialidades do Curry Cabral vão passar para o novo Hospital de Todos os Santos, mas as urgências vão manter-se, pelo menos até à entrada em funcionamento desta unidade hospitalar, afirmou a ministra da Saúde, esta terça-feira, à Agência Lusa.

Ana Jorge falou sobre a reorganização do parque hospitalar de Lisboa durante uma visita ao Hospital Curry Cabral e referiu que algumas das «áreas de grande diferenciação técnica» vão passar para o Hospital de Todos os Santos.

«Os hospitais já estão em concurso e já há uma perspectiva do que vão ser e quais vão ser as áreas de diferenciação do Hospital de Todos os Santos (HTS) no futuro. Algumas áreas de grande diferenciação técnica daqui vão integrar o HTS», adiantou a governante.

«Vamos ter um hospital novo de grande tecnologia que é o HTS. Provavelmente há áreas deste hospital que poderão ir para lá, porque fará todo o sentido ser um hospital polivalente. Outras têm de se manter», acrescentou, sublinhando, que «esse trabalho vai começar a ser feito agora».

Quanto às urgências, vão estar abertas pelo menos até à entrada em funcionamento dos Hospitais de Todos os Santos e de Loures, embora possa haver alterações.

«Nada obsta a que não possa haver uma articulação melhor com outras urgências para dar melhor resposta à população», considerou a ministra.

Ana Jorge reconheceu as «dificuldades» a nível de recursos humanos, sobretudo nas urgências, e admitiu a necessidade de «concentrar alguns recursos» para garantir a qualidade no atendimento.

A responsável pela pasta da Saúde garantiu que as medidas para preparar a reorganização do parque hospitalar estão em curso, mas não quis avançar pormenores, já que os dois novos hospitais só vão abrir dentro de quatro ou cinco anos.

«Estamos a preparar a ligação deste hospital com os outros, porque sabemos que vão aparecer novos recursos de fora e esta casa tem de repensar a sua existência de forma articulada com os hospitais, sendo que, até a abertura destes, tem que manter a sua qualidade de funcionamento», salientou.

A visita que fez ao Curry Cabral, esta terça-feira, serviu também para Ana Jorge conhecer melhor um espaço para doentes ventilados crónicos que funciona na unidade de cuidados intensivos e que é único no país, uma «pequena experiência» que elogiou e que vai ajudar a gerir melhor estes doentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos