Madeirenses têm maior probabilidade de ter doenças cardíacas - TVI

Madeirenses têm maior probabilidade de ter doenças cardíacas

Estudo afirma que o risco de desenvolver doenças cardiovasculares é maior para os habitantes da Madeira do que para os do continente

Os doentes hipertensos na Madeira têm maior probabilidade de sofrer doenças cardiovasculares que os do continente, de acordo com um estudo sobre hipertensão arterial e medicina geral na região. Os dados revelaram ainda que o risco é maior para os madeirenses do que para os habitantes de Portugal continental, exceto no escalão de alto risco.

“Os doentes hipertensos da Madeira têm mais deslipidemia, têm mais diabetes e maiores lesões nos órgãos já atingidos pela presença da hipertensão. O risco de doença cardiovascular é muito maior nesse tipo de doentes”, afirmou Carvalho Rodrigues, médico cardiologista presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, em entrevista à TVI.


O estudo, que estudo contou com 69 dos 141 médicos de medicina geral e familiar da região autónoma da Madeira, baseou-se em seguir os doentes com hipertensão que estavam medicados e cuja medicação não tinha sido alterada no último mês, medindo-lhes a tensão arterial duas vezes ao dia.

A investigação concluiu que os pacientes madeirenses “são doentes de mais alto risco mas que têm a tensão arterial muito mais bem controlada”.

Mas o facto não parece dever-se à localização geográfica da região.

Segundo o médico, os resultados parecem apontar para “uma utilização mais frequente de fármacos na Madeira”.

“A nossa convicção é que isto acontece [hipertensão mais controlada nos doentes de alto risco] porque se utilizam mais e melhor as associações de fármacos”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE