Mirandela: fim à vista na lista de espera - TVI

Mirandela: fim à vista na lista de espera

  • Portugal Diário
  • JRS
  • 4 abr 2008, 19:35
Sociedade

Mais de 450 doentes aguardam para serem operados à cataratas

Relacionados
Os mais de 450 doentes à espera de uma operação às cataratas no hospital de Mirandela vão ter o problema resolvido dentro de dois meses, anunciou esta sexta-feira a unidade de saúde, noticia a agência Lusa.

Uma cirurgia de oftalmologia demora, em média, quase meio ano neste hospital, que ganhou agora condições para ultrapassar o problema e ajudar outras unidades.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugurou esta sexta-feira o novo centro de cirurgia de ambulatório da unidade que faz parte do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), junto com os hospitais de Macedo de Cavaleiros e Bragança.

Os blocos operatórios, classificados pela ministra «com condições idênticas aos melhores da Europa», vão permitir aumentar o número de cirurgias e aliviar as listas de espera, sobretudo de oftalmologia.

O director do serviço, Faria Pires, garantiu haver condições para «dentro de dois, três meses» resolver o problema.

O hospital de Mirandela tem actualmente 454 doentes em lista de espera, que aguardam em média 178 dias, quase meio ano, por uma operação às cataratas.

Com as novas condições, os três especialistas desta unidade vão contar com mais dois colegas de Bragança e fazer cinco a seis sessões diárias.

A ministra da Saúde mostrou-se convencida de que «a curto prazo todos os doentes do distrito de Bragança terão o seu problema resolvido».

Admitiu também que a unidade «poderá ajudar outros distritos vizinhos a combater este problema preocupante do Serviço Nacional de Saúde».

«Eventualmente podemos fazer um contrato com o Centro Hospitalar do Nordeste para resolver o problema das cataratas dos distritos vizinhos», disse a ministra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados