Oftalmologia: fim das listas de espera em um ano - TVI

Oftalmologia: fim das listas de espera em um ano

Oftalmologia: 100 mil doentes à espera de consulta

Ministério da Saúde vai investir 30 milhões de euros para acabar com o problema

O coordenador da comissão de promoção de acesso à oftalmologia diz que num ano, o plano vai acabar com as listas de espera. Florindo Esperancinha garantiu ao Rádio Clube Português que é perfeitamente possível que o Serviço Nacional de Saúde dê resposta aos mais de 30 mil doentes que esperam por uma operação.

Esta certeza é dada no dia em que o Governo apresenta um programa para combater as listas de espera da cirurgia oftalmológica, definida como uma prioridade da ministra da Saúde, depois da polémica instaurada pela ida de centenas de portugueses a Cuba para conseguirem uma operação que lhes foi vedada no nosso país.

Este programa deverá custar ao Ministério da Saúde cerca de 30 milhões de euros, segundo revela a edição on-line do jornal Sol. Será desenvolvido apenas em hospitais públicos e essencialmente nos grandes hospitais como o Santa Maria (Lisboa), o S. João (Porto) e o Hospital da Universidade de Coimbra.

O dinheiro servirá para pagar às equipas que vão realizar as cirurgias, prevendo o programa pagar cerca de 900 euros por cada operação, como incentivo à produção cirúrgica. Segundo a TSF, existe também a intenção de que as equipas trabalham mais horas e aos fins-de semana.

A lista de espera para este tipo de cirurgias no Serviço Nacional de Saúde atingiu os 116 mil doentes, sendo que 30 mil aguardam por uma operação às cataratas
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE