Plano Nacional sem novas vacinas em 2009 - TVI

Plano Nacional sem novas vacinas em 2009

Vacina [arquivo]

Anuncio foi feito pela subdirectora geral de Saúde, Graça Freitas

Relacionados
O Plano Nacional de Vacinação (PNV) não deverá incluir novas vacinas durante 2009, informou esta segunda-feira a subdirectora geral de Saúde, no primeiro dia de vacinação contra o vírus papiloma humano, um dos responsáveis do cancro do colo do útero, escreve a Lusa.

Graça Freitas acrescentou ainda que a vacina contra o rotavírus (que causa entre, outras doenças, a gastroentrite) não deverá ser incluída no PNV, por não haver peso significativo da doença em Portugal.

«Em princípio a vacina não terá critérios para a sua inclusão no PNV devido ao pequeno peso/carga que a doença tem», explicou a responsável, sublinhando não estar em causa a qualidade da vacina.

Vacinação contra o cancro do colo do útero começa hoje

Em idêntica situação está a vacina da hepatite A, apenas vendida nas farmácias, face aos números baixos da doença em Portugal, acrescentou.

Para 2010 espera-se o licenciamento de uma vacina contra meningite pneumocócica conjugada heptavalente mais abrangente que a actual Prevenar, que o Ministério da Saúde decidiu excluir do PNV.

Tem chegado à Direcção Geral de Saúde informação prévia do trabalho que está a ser desenvolvido por duas empresas farmacêuticas, mas Graça Freitas afirmou que uma decisão só será tomada após o licenciamento daquela vacina.
Continue a ler esta notícia

Relacionados