Se quer emagrecer, coma massa - TVI

Se quer emagrecer, coma massa

Domingo foi o Dia Mundial das Massas. Rica em hidratos de carbono, a massa é muitas vezes diabolizada nas dietas de emagrecimento. A opinião da Associação Portuguesa de Nutricionistas

A nutricionista Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), defendeu no Diário da Manhã da TVI, esta segunda-feira, os benefícios da massa.
 
“As massas são um alimento único e um alimento muito interessante para incluirmos na nossa alimentação diária”, disse, no rescaldo das comemorações do Dia Mundial das Massas, que se comemorou no domingo.
 

Acabar com os mitos

 
A massa é, por vezes, diabolizada quando alguém fala que quer perder peso. Helena Real explicou que tal pensamento é um mito e defendeu os benefícios do seu consumo: “As massas são fornecedores de hidratos de carbono complexos, isto quer dizer que se digerem com lentidão e, assim, conduzem a um maior grau de saciedade, ou seja, as pessoas têm fome mais tarde. Isto acaba por ser importante num contexto de manutenção de peso”. A nutricionista frisou que é errado cortar nos hidratos de carbono para emagrecer. “Quando retirados, acabam por conduzir a um plano alimentar sem tanto sucesso e as pessoas acabam por desistir”.
 
“A base da nossa alimentação deve ser cheia deste tipo de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, onde as massas também se inserem”, concluiu.

 

Foto: Reuters


A melhor receita de massa é “usar a imaginação”

 
Barata e fácil de cozinhar, a massa tem infinitas combinações. “A melhor receita é usar a imaginação. Com qualquer coisa fica bem”, disse Helena Real, recordando que a APN tem na sua página um livro de receitas
saudáveis à base de massa.
 
A nutricionista acrescentou que “é muito importante variar, ter uma alimentação monótona não é solução”, destacando também as massas “obtidas à custa da adição de extratos de outro tipo de alimentos”, como o ovo, o caril ou os legumes, que também são “muito interessantes” do ponto de vista do “valor nutricional”. 
Continue a ler esta notícia