Valença: utentes montam hospital de campanha para substituir SAP - TVI

Valença: utentes montam hospital de campanha para substituir SAP

Protesto contra fecho de urgências em Valença do Minho

Unidade vai funcionar de forma gratuita 24 horas por dia

Relacionados
A cidade de Valença vai dispor de um hospital de campanha, que funcionará gratuitamente 24 horas por dia, graças ao serviço voluntário de médicos, enfermeiros e administrativos, anunciou esta segunda-feira a comissão de utentes do centro de saúde local, noticia a Lusa.

Segundo a comissão, o hospital de campanha começará a ser montado na terça feira, no largo da feira, e será a «resposta» ao encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do concelho, que deixou de funcionar a partir da meia noite de domingo.

«É uma bofetada de luva branca que vamos dar ao Governo. O hospital de campanha será o serviço de urgências que nos acabam de tirar», disse a mesma fonte.

O hospital, montado fruto da conjugação de esforços entre a comissão de utentes, a Câmara de Valença e a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, deverá estar apto para começar a funcionar dentro de um ou dois dias.

«Terá todos os equipamentos de uma qualquer urgência de suporte básico de vida», assegurou a fonte.

Este hospital é também uma forma de protesto contra o encerramento do SAP, tendo já os utentes garantido que não desmobilizarão até que aquele serviço seja posto a funcionar 24 horas por dia.

A Câmara de Valença já anunciou que vai interpor uma providência cautelar para travar o fecho do SAP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados